sábado, 18 de setembro de 2010

Meu amigo João Renato (Nanau)

Nanau, é um cara sensacional, amigo talentoso e fiel, me ajuda desde o primeiro CD, o “Emoções”, inclusive foi o idealizador da TV Cenário que fica aí ao lado mas que de um ano pra cá anda meio abandonada pois não nos sobra muito tempo pra atualizações. Nesse novo CD, “O MELHOR DE EDUARDO LAGES", Nanau foi importantíssimo pra mim na gravação da música “Smile” feita de maneira totalmente digital onde toco cada um daqueles instrumentos que participam da faixa  e  que são comandados pelo meu piano que envia  informações via midi para computadores meus e do Nanau. É, na verdade, a primeira música que gravo totalmente digital como ponto de partida para um futuro projeto chamado “ORQUESTRA SINFÔNICA DIGITAL”. Me sinto a vontade pra fazer isso já que sou um arranjador sempre adepto de orquestras numerosas, desde a banda do RC com 17 músicos até verdadeiras sinfônicas com mais de 50 instrumentistas que uso em meus CDs ou em outros trabalhos paralelos. Nanau é o meu ponto de equilíbrio nesses trabalhos digitais e some-se a isso a sua grande sensibilidade e talento musical. Como se não bastasse, ele agora cria pra música Smile um simples e inspirado vídeo . Assistam no player aí abaixo


Abraço a todos

Eduardo

66 comentários:

Bottary disse...

Iluste Maestro,

Agora chegou a minha vez de ser o primeiro, já que coincidentemente, fui, talvez o primeiro a perceber esta nova postagem, exatamente às 21:53h.

É sobremodo importantíssimo a digitalização de um trabalho como esse, dentro do mundo musical, uma vez que as notas musicais se sobrepõem até mesmo às vibrações no imo do ser.

De outra forma, também é importantíssimo quê, concomitantemente esteja amparado, conforme está dizendo, por um talento em especial, no caso, o amigo que citou: Nanau

Como tudo na vida nada ficará bom nos extremos, o seu ponto de equilíbrio fecha com chave de ouro, mostrando o smile de um talentoso ator e cineasta, jamais esquecido - Charles Chaplin

Sendo então um ponto de partida, conforme disse, só nos resta dizer que desejamos um completo sucesso no projeto a seguir: " Orquestra Sinfônica Digital".

Parabéns Maestro!

Parabéns Nanau!

Anônimo disse...

Eduardo,
maravilhoso!!!

Beijos muitos...

James Lima disse...

Fantástico, maestro!
Muito bacana esse projeto seu da Orquestra Digital, vamos esperar.

Amigos, hoje o nosso Blog Roberto Carlos Braga mais uma vez veio a divulgar um lançamento de Eduardo Lages. Desta vez, "O Melhor De Eduardo Lages" foi o destaque. Gostaria de convidar a todos a visitar o Blog, ver o que escrevemos, e deixar um recado para o maestro, desejando sorte nesse novo trabalho.

Clique para visitar.
Blog Roberto Carlos Braga


Um Forte Abraço
James Lima
Teresina-PI-Brasil

Anônimo disse...

Simplesmente sensacional! Excelente trabalho em conjunto. Parabéns Eduardo e parabéns Nanau. Adorei a sensibilidade na edição das imagens. Formidável.
Wanda Rizzi

Vinícius Faustini disse...

Eduardo,

agora fiquei surpreso. Jamais eu iria imaginar que o arranjo de "Smile" tinha sido gravado de maneira digitalizada. Você se superou. Sou favorável ao disco da "Orquestra Sinfônica Digital", pra comprovar de vez a quem torce o nariz pra este progresso da música que dá pra fazer números interessantíssimos neste processo.

Agora, deixo meus parabéns ao Nanau, pelo vídeo inspiradíssimo em homenagem a Charles Chaplin. É de emocionar vê-lo atuando. E fica ainda mais legal imaginar que estamos num cinema da época do cinema novo, e o maestro Eduardo Lages está ao piano, ao vivo, tocando "Smile" no ritmo da cena que está rolando no projetor. De vez em quando é bom ter nostalgia de momentos que nunca presenciamos, né?

Abraços do salafrário,

Vinícius

A LITUANA DE SP CAPITAL disse...

Maestro Eduardo Lages

Dois fenômeno, na música Brasileira
Parabéns à ambos !!

BEIJOS....Maestro Eduardo Lages!!

a lituana

Anônimo disse...

Nossa maestro,
Simplesmente encantador, lindo demais o conjunto música e vídeo, divulguei no meu blog para que mais pessoas tenham acesso a esse excelente trabalho.

Everaldo Farias disse...

Parabéns Eduardo e Nanau por um trabalho em conjunto tão dedicado e que o resultado, nós fãs, sempre apreciamos com muita admiração!

Parabéns também pela capa e contra-capa do novo cd, muito elegante, típico de todos os seus trabalhos!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Carmen Augusta disse...

Olá meu querido Maestro!

Pois é Maestro, estamos na era da digitalização, e você sempre atualizado.
O resultado ficou lindo!
Como deverá ficar a "Orquestra Sinfônica Digital."

Parabéns Maestro e parabéns Nanau.
O vídeo ficou lindo emocionante. Fora isso essa parceria é fora de série,resulta em belos trabalhos.

Beijos,
Carmen Augusta

Derbson Frota disse...

Grande Lages, aderindo às novas "ondas" da tecnologia.
Esse clipe, com cenas de nosso eterno Chaplin, além do nosso maestro ao seu maravilhoso piano, foi a cereja do bolo que faltava pra nos fazer sonhar ao som de Smile!
Bem que esse clipe poderia ser lançado em seu próximo DVD, hein?!

Ao lado de um profissional competente, tem sempre grandes talentos. Valeu maestro! valeu Nanau!

Derbson Frota
Tianguá CE

Marlos Chambela disse...

Oi, Eduardo!!!

Que arranjo, heim!!! Gostei muito!!

Gostei muito, também, dos tímbres digitais usados, bem próximos dos reais!!!

Não sei se você vai responder... Mas gostaria de fazer uma pergunta meio profissionalmente indiscreta:

Quais softwares de sintetizadores você costuma usar pra fazer as cordas e os metais?

Eu, até recentemente, costumava usar o programa Edirol Orquestral (pra cordas, metais e palhetas). Mas agora descobri um programa que me impressionou: O "Hollywood Strings"!!! Simplesmente perfeito!! Só que, pra mim, o inconveniente está sendo só o peso do programa. Haja computador, memória e processador pra ele rodar direito. Não sei, mas talvez também seja pelo fato do meu ser uma cópia "gentilmente cedida" por um amigo de um estúdio em BH. Ou seja: "Piratation Plus Tabajara"! (hehehe)

Não sei se vc conhece ou até usa esse software... Mas, se não, vale a pena conhecer o Holywood Strings!!


De qualquer forma, os que vc usa também têm timbres perfeitos (e a sua execução também ajuda)! Gsotaria de saber mais sobro o que vc usa em estúdio!!

Um grande abração (é com exagero mesmo - hehehe)!!!

CON disse...

Boa tarde Maestro, amigos...

Que coisa linda ficou esta música Maestro!!! Você é fera em tudo que faz!!!
E é sempre muito bom estarmos cercados de profissionais competentes e que tenham esta afinidade com a gente...O Nanau é assim né?
Amei o vídeo, que coisa liiiiinnndddaaaa !!! Fiquei até envergonhada dos meus, rsrsrs...Amo fazer vídeos e sei apreciar, A D O R E I!!!Parabéns Nanau!
E parabéns a você também Maestro que além de ser este profissional de primeira é um grande amigo que valoriza seus parceiros, isto é muito bacana!

Mas eu queria te pedir uma coisinha...Está tão liiiindo este CD, que tal agitarmos este blog com um novo concurso??? Acho que nossos amigos iriam adorar participar!
Pensa nisto com carinho tá?

Beijos azuisss

Luiz Seabra / Jornalista Mineiro disse...

Caríssimo Eduardo. E caríssimo não como cumprimento mas como algo valiosamente caro. Parabéns por fazer sorrir toda a matemática deste perfeita harmonia. E como é a oportunidade que nos faz sorrir, gostaria de lhe presentear com um nome que espera ávidamente por sua nota. Estou falando de Henrique Duailibe, um extraordinário músico maranhense que vive escondido entre os ludovicenses. No dia que vc o conhecer, com suas fusões e composições impressionantes, haverá, sim, de fazê-lo sorrir e ser igualmente contagiado por isso.

Anônimo disse...

Marlos, todos os plugins são bons mas devem ser usados sempre mais de um pra cada instrumento pois a soma é que realmente dá o som abrangente. No caso de cordas e piano, é bom tambem usarmos sons de módulos externos como Rolland, Yamaha, etc pra somar com os softwares. Em geral, o software tem som bonito mas quando colocamos ele com a base por baixo,perde-se muito em "peso".
Uma coisa primordial pra se obter o som mais "real" possível e se gravar instrumento por instrumento. Os tecladistas tenden a encher a mão e querer tocar todas as cordas e metais de uma vez e vira um 'pastel" . Claro, que pra fazer um "demozinho' a gente procura correr mas eu , em geral, fico "morando" dentro de um computador por tres ou quatro dias pra cada música só trabalhando nos midis em um programa Sonar. Depois, passo pra audio e aí , normalmente vou mixar num Protools.
Quanto aos softwares que voce citou, tambem os uso mas sempre misturado com outros. Se voce tem uma maquina com um bom processador e uns tres ou quatro gigas de Ram deverá rodar esses programas todos. Eu uso um laptop e alguns HDs externos.
Que bom que voce gostou do trabalho, precisamos trocar experiências. Conheço trabalhos seus e te aprecio como profissional e ser humano
Abração
Eduardo Lages

Cristiano disse...

Boa tarde maestro,

Simplesmente sensacional, sem palavras...

Abraços cordiais
Cristiano Bessa
Fotaleza-CE

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu maestrinho de Deus!!!!!!!!!!

Este video ficou simplesmente lindo!! Adorei as imagens, a sequencia, e a música digital! Até nesta área, de ponto de equilibrio, voce está bem assessorado! Que bom gosto, sensibilidade musical e talento! E eu dou graças a Deus por voce e o Nanau
serem brasileiros, que é para a gente se orgulhar de voces!!!!!!

Muito interessante este seu mergulho no mundo digital! A tecnologia está avançando e voces, como sempre, acompanhando e chegando junto com a música!

Este seu projeto "Orquestra sinfonica digital" me lembrou de ha algum tempo atras falarmos sobre um CD ou DVD novo seu de trilhas sonoras de filmes, e que este mundo digital ia ser muito bem-vindo neste trabalho. Será que é isto que voce está pretendendo fazer. Se for, vai ser um projeto lindissimo - voce, Nanau, Sr. Dalton (que me deve um tour no estudio rsrsrs). Voce comandando uma orquestra de + de 55 musicos ficticios, sob a batuta do mundo digital!!!!!

Olha este recadinho aí para o Marlos, entendi o seguinte:

plugin usado sozinho, para cada instrumento, não oferece o som abrangente, grande que o instrumento oferece. Isto eu na minha mais santa ignorancia nunca ia imaginar que para se ter um som mais abrangente voces usam + de um software...adorei esta aulinha aí!

pianos e cordas é bom usar sons de módulos externos rolland ou yamaha (já sabia que são suas marcas preferidas) para dar apoio ao software.

Só o som do plugin, quando se coloca a base por baixo, o som vai para o espaço, não fica bom.

Voces tem a etapa do midi, depois o audio e depois a mixxxxagem.

esta coisa de midi - não sei o que é, mas imagino que para cada instrumento exista um canal que regule a area/range que o instrumento deva se manter - se sair fora deste range, dá distorção...não sei. Deve haver algo que verifique se está neste range. Quando tudo estiver certo, daí vc vai para o audio para ver se todos os instrumentos estao tocando dentro deste range, para não ficar um mais alto que o outro...não sei, e o mixxxx, é onde todos os intrumentos se misturam, fazendo a musica com o protools. Gostaria muito de ver como este processo se dá...como se junta todos os instrumentos e a musica sai toda em seu tempo correto? Fantastico!! O Marlos uma vez disse que usa este software aí!

Gostei quando disse que gosta de gravar um instrumento de cada vez para que o som seja limpo, bonito, real. Esta é a qualidade qeu voce gosta de nos apresentar em seus CDS/DVD, trabalhos em geral!

Tudo muito maravilhoso, mas são somente coisas da minha cabeça...não sei se no mundo real é isto aí mesmo...por isto preciso de uma luz, né Dalton! Ao vivo e a cores, puuuuxaaaa vidaaaa!!!

Me perdoe se escrevi um bocado de babozeiras!!!!São babozeiras sadias!
Voce sabe que estes assuntos me encantam!

Adorei voce ter respondido ao nosso amigo Marlos!!!!!!! Não se preocupe em responder minha mensagem. Responda ao Marlos que ele merece. É mais complicado voce responder para mim. Eu entendo.

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Não me nego a responder a qualquer pergunta profissional a qualquer frequentador aqui no blog, afinal, foi criado pra isso, debater sobre meu trabalho e meus projetos. Claro, que ao Marlos, por ser um profissional da produção musical , procuro me aprofundar mais nos aspectos tecnicos, porem, qualquer um de voces tem esse direito garantido aqui e todos merecem a minha consideração.
Eduardo Lages

Anônimo disse...

Prezado Maestro, até na ala infantil o sr já atacou. Meus parabéns por mais esse trabalho.Um abração.
Daniel
http://www.cantosencantos.com/wordpress/?cat=2170

Anônimo disse...

Prezado Maestro, até na ala infantil o sr já atacou. Meus parabéns por mais esse trabalho.Um abração.
Daniel
http://www.cantosencantos.com/wordpress/?cat=2170

Anônimo disse...

Mais infantil do maestro trilha sonora de O Sonho de Alice toda composta por Eduardo

Francis

http://www.youtube.com/watch?v=bHEm3bi1ORo

Anônimo disse...

Mais infantil do Eduardo ...música feito para uma peça infantil que foi gravada mais tarde pela dupla João Paulo e Daniel

Francis

http://www.youtube.com/watch?v=RjGZuqPmXK8&feature=related

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu maestro de Deus!!!!!!

Obrigada pelo seu carinho!!!!
Ficamos no aguardo de sua "aulinha iluminada". Ave mariiiiia cheiiinha de uma graaaaaaça!!!!!!

Quando falo para voce responder ao Marlos, é que sei que voce não tem tanto tempo assim. E o Marlos é um profissional, precisa desta troca de informação melhor do que eu rsrsrsss

Agora, voce sabe tambem que adoramos este bate-bola seu com o Marlos!E adoramos tambem saber um pouco desta parte técnica, né? Os amigos do blog agradecem, de coração e alma!!!!!! Portanto, sinta-se a vontande para responder. Só não fala coisa muito difiiiiiiiço não, porque senão os amigos aqui não entendem, certo?

Ahhhhhhhhh, ontem ganhei o DVD Emoçoes Sertanejas!!! E vou assistir e depois venho comentar aqui!!!! Aí eu vou pra galera!!!!!!!!!!

Quem vive sem música!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Maestro querido,

Na minha mensagem anterior quis dizer
- só não fale muita coisa dificil para nós, que somos leigos, mas para o Marlos, claro, tem que ser a linguagem tecnica/profissional, porque voces se entendem e muito bem! E eu adoro!!!! Tudo que voce fala pra ele eu tento "decifrar" rsrsrsssssssss Este mundo aí é ou não é uma maravilha!!!!!

Marlos, as vezes me fala que tem clientes os quais a musica está pronta, daí o cliente começa a mexer aqui e alí, daí já não gosta mais do tom que a musica está e quer trocar...e mexe mais um pouco em outra coisa. Ter todas estas opções deve ser bom, mas tambem, as vezes deve ser uma loucura, o CD nunca fica pronto, nè?

Quem vive sem música!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!
Quem vive sem música!!!!!!!

Marlos Chambela disse...

Oi, Eduardo!!!
Oi, Amigos do Blog do Eduardo!!

Muito obrigado, Eduardo!!

Até que pra fazer as cordas, até hoje, eu nunca misturei sons de softwares diferentes não... Vou experimentar a partir de agora.

Já misturei sim, sons de dois softwares diferentes e mais um som do Piano Kurzweil SP-76, além de alguns efeitos, pra chegar no som que eu queria ter de piano elétrico. (Tipo aquele som do Robbie Buchannan, que vc já percebeu que gosto daquele som, né? hehehe)
Mas pras cordas eu nunca havia pensado em misturar.

Como vc falou, eu também costumo gravar uma coisa de cada vez. Tem muito tecladista que usa o som de cordas como se fossem Pads. Mas prefiro gravar os violinos principais, depois os segundos violinos, cellos, etc. E normalmente uso um som diferente pra cada um deles. Mas apenas um pra cada um, sem misturar. Vou experimentar somar sons a partir de agora...

Uma coisa que costumo fazer, sem saber se nas cordas de verdade acontece, é o seguinte: Muitas vezes eu costumo dobrar a melodia principal (ou nas partes que quero dar mais ênfase) oitavando, geralmente numa oitava acima.

Outro artifício que sempre uso é mexer na intensidade da nota (velocity) e também no volume do canal, de modo a fazer melhor a dinâmica. (a variação de volume e de intensidade das notas entre as mais fracas e mais fortes). Às vezes faço isso com a mão esquerda no controle enquanto gravo com a direita, ou às vezes gravo primeiro a melodia e depois volto mexendo na dinâmica...

Eduardo, gostei de saber que você gosta de fazer os midis no Sonar e depois passa pro protools em áudio!! É bom pra saber que eu não tô errado nisso não!!! (hehehe) Também procuro sequenciar no sonar (uso o 8.5) e depois terminar a parte de áudio no protools. Já cansei de ouvir colegas dizendo que é bobeira... que é melhor fazer tudo no pro-tools... Que tem como conseguir instalar todos os plugins VST no protools... (VST são tipos de plugins que, normalmente, não são compatíveis com o Pro-Tools) (...) Mas eu vou contra isso e prefiro fazer midi no sonar mesmo!! É bom saber que não tô sozinho nessa filosofia! (kkkkkkk). Na verdade acho que deve até ser muito comum isso. Mas por aqui instalou-se uma espécie de "preconceito" bobo contra tudo que não é protools!! (hehehe)

Agora... O que eu ainda concordo com eles e gostaria muito de mudar é da M-Audio para a Digidesign (marcas de placas de som). Pelo que já pude notar, mesmo ambas sendo compatíveis com o protools, o som da digidesign é muito melhor!!!


Muito obrigado pelas dicas!!
Sempre que possível, será um prazer enorme trocarmos informações assim. Na verdade, experiências eu é que vou acabar adquirindo com você!! Muito obrigado!!

Um abração enorme, do amigo, aprendiz e fã
Marlos.

Marlos Chambela disse...

Márcia,

Na medida do possível, sempre que estiver diante de um termo que talvez seja mais difícil pra quem não vive nessa área, Tendo sido escrito por mim ou pelo Maestro ou por qualquer outra pessoa, vou tentar "traduzir", como fiz no post acima, em agumas explicações entre parênteses e em negrito.


Só não vai ser sempre, pois nem sempre vai dar pra vir aqui e escrever...


Sobre o que você citou dos clientes que mexem demais no trabalho, graças a Deus isso não é tão comum e nem tão constante! Só de vez em quando é que aparecem (pelo menos pra mim é mais raro) clientes indecisos assim. No momento, infelizmente (hehehe), tô meio enrolado com um desses! (kkkkkkk). Ele ouve, muitas vezes gosta na hora... Mas depois começa a "viajar" naquilo e volta com outras idéias bem diferentes... Isso faz parte. Seria bom até, se não fosse o meu contrato não ter nada prevendo essas "sessões extras" (hehehehe). É bom que a gente aprende até a fazer cláusulas contratuais melhores! (rsrss)

Na minha região, aqui, não existe sindicato de músicos... Nada que ajude a regularizar esse tipo de trabalho. Não existe o sistema de "período" de gravação. Que é um valor mínimo por tempo de permanência do músico em gravação. Por isso, geralmente, os músioos são contratados pra gravar, combinando um valor fixo por música. E é isso que aconteceu. Fechei um valor por música. Só que, pra cada música, já devo ter feito o equivalente a umas 3 ou 4! (rsrsrsrs).


Mas se não fosse o MIDI!!! Aí sim seria brabo!!

MIDI, Márcia, é um sistema em que o que é realmente gravado não é o som dos instrumentos. O que fica gravado são informações numéricas (digitais) que correspondem às notas tocadas, à intensidade (força) do toque, o tempo de duração de cada nota e o tempo em que ela se encontra dentro de cada compasso, etc. Um monte de dados. E isso é aplicado a um som de um sintetizador (teclado, módulo ou programa de computador).

Portanto, uma melodia gravada em MIDI pode sair com um som de piano (se a gente aplicar a um piano digital) ou pode sair, tocada do mesmo jeito, com som de cordas, ou som de flauta, ou o som que a gente escolher no teclado, módulo ou programa. Da mesma forma, a gente pode alterar uma nota ou um pequeno trecho, sem afetar o restante... Pode até mudar o tom de tudo sem ter que tocar novamente. Lógicamente, a sonoridade vai mudar, mas pode-se mudar o tom que quiser. Ou mudar o tímbre do instrumento, sem ter que tocar novamente.

Um exemplo: Na música "Super-Herói", do Roberto, a introdução foi tocada em MIDI e foi usado um tímbre de teclado. Na versão em espanhol ("Super-Héroe") a mesma gravação MIDI foi usada (o mesmo toque, a mesma interpretação) mas foi alterado o tímbre, usando outro som de teclado.

Quando a gente grava tudo em MIDI, fica mais fácil fazer alteração. Principalmente quando é só alterar o tom. Mas o problema é quando a gente grava instrumentos "reais", gravando o som realmente e não os dados midi. Por exemplo, se gravou um violão, uma guitarra ou um saxofone de verdade, não tem como alterar pelo computador. O jeito é gravar de novo mesmo!!!


Um abração!!!
Tudo de bom!!!

Armindo Guimarães disse...

Olá, Mestre Maestro!

Olá, Amigos!

Em primeiro lugar gostaria de felicitar o Mestre Maestro e Nanau por mais esta maravilha de “Smile” em vídeo.

Entretanto, como o NMQT não me telefona há imenso tempo, ou seja, desde 24 de Agosto, por ocasião do 40.º Bate-papo entre Roberto e eu, e cansado que estou de esperar o seu regresso a Portugal, vi-me hoje na contingência de me enganar a mim próprio transportando-me para o ano em que o vi na Cidade Berço, no ano de 2006, mais concretamente no dia 8 de Março em que aconteceu o IX Bate-papo entre Roberto e eu, tinha o NMQT acabado de chegar a Lisboa.

Uma chegada que deu que falar conforme se pode constatar no Splish Splash.

Eis o link:

http://splishsplashblog.blogspot.com/2010/09/roberto-carlos-um-brasigues-em-lisboa.html

Abraços robertolageanos

Márcia Tristão-Bennett disse...

Marlos de Deus!!!!!!!!!!!!!!!

Estou até abobada com tanto recurso qeu voces tem neste mundão de tecnologia para a música! Não é a toa que se tem tanto botão para apertar/mexer em um estudio!!!!rsrsrsrs já pensou em dentro de um, não ia prestar nadinha!!!!!!!

Olha, já começa com esse negocio de misturar sons de software - é como se falasse assim para o meu assitente de estudio rsrsrss - procura aí um modulo com som do piano fritz dobbert - ZY9 porque quero usar no meu midi/audio/mixagem para tal musica.
_______________
Porque esta ordem? Tem a ver com a ordem dos instrumentos no palco?

" Mas prefiro gravar os violinos principais, depois os segundos violinos, cellos, etc. E normalmente uso um som diferente pra cada um deles."

___________________
Esta coisa de fazer oitavas acima, acho que este recursoo maestro usa nas gravações dele e acho que interpretei certo - para dar destaque a uma estrofe, como na musica "Não quero ver voce triste " ou até mesmo trocar o instrumento para a estrofe seguinte. Fica bem interessante ao ouvido.
_______________________
Olha que maravilha voces podem fazer isto - grava a melodia e depois vem e mexe na dinamica (isto é no andamento da musica - mais rapido ou devagar, certo?)

"... ou às vezes gravo primeiro a melodia e depois volto mexendo na dinâmica...

_______________________
Sobre clientes que mexem na musica x contratos - agora que voce já sabe como é a experiencia, da proxima vez, o negocio é o seguinte: faço esta musica por tanto e em tantas horas. Para cada excesso de 1/2 hora cobro tanto. O problema é se voce não conseguir entregar o trabalho na hora certa/dia, daí não se cobra nada, e o cliente pode ficar chateado. Então voce tem que se garantir na entrega. Com estas mexidas todas voce ganharia uma nota preta!!! Tudo por clausulas contratuais melhores!!! Seu trabalho é maravilhoso e tem que ser reconhecido!!!!!

___________________________
Nossa senhoora de Deus - esse MIDI aí é um barato! Eu fico doida com estas coisas, já deu pra notar, né? Este sistema capta os dados quase que vira uma partitura digital e depois fala - agora que tenho as info, com que sons voce quer gravar a musica? Uma mesma melodia pode sair em som de piano, ou se quiser de gaita, ou violão sem eu ter os instrumetnos na minha frente!!!

Na " super heroi" o som da versão portugues foi com um teclado e a em espanhol em outra teclado - e como se sabe qual foi a marca do teclado?

E em geral em uma gravação, como se sabe se foi usada MIDI ou não? Está escrito na ficha tecnica no CD, etc?

Marlos, obrigada pela sua mensagem, paciencia e tudo mais!!! O seu mundo musical é muito lindo apesar do trabalho. Parabens por voce ser esta pessoa tão inteligente, profissional e tão interessada emm passar informações para quem tem interesse como a gaiata aqui que fica só tentando decifrar o qeu o maestro e voce estão falando!!!!

Prometo que não vou ficar perguntando tanto porque voce e o maestro não tem tempo. O negrito funciona bem!

Um beijo no seu coração!!!!!

Muito obrigada por tudo isto!!!!!!

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marlos Chambela disse...

Marcia,

Dinâmica é a relação de intensidade (ou volume) das notas. Num momento pode ser fraca, noutro mais forte (mais alto) ou vir num crescendo... E assim por diante.

No teclado e no computador isso vem escrito "Velocity" (hehehe) Mas não é bem velocidade não. É a força, a intensiade da expressão aplicada às notas.

No caso que citei da "Super-Herói", isso dá pra gente perceber (principalmente pra quem mexe com isso) que é a mesma gravação MIDI porém com outro som. A gente nota que possui a mesma expressão e dinâmica. Tudo tocado exatamente igual (humanamente é impossível ficar tão igual, sem uma diferençazinha sequer). Apenas o som é outro. Não sei a marca usada. Isso já é bem mais difícil dizer. Porque raramente a gente usa um som do jeitinho que vem de fábrica. Geralmente a gente mexe em algo. Às vezes, pode até ser do mesmo teclado, mas um outro som (geralmente os teclados tem vários sons pra gente escolher) ou o mesmo alterado.

Ah, o negócio de primeiros violinos, segundos violinos, violas e cellos, o Maestro é quem saberia explicar melhor, uma vez que quase não tenho estudo de música. (sou mais prático).
Mas o negócio é mais ou menos como acontece com os cantores sertanejos: A primeira voz (que poderíamos comparar aos primeiros violinos) é aquele que canta a melodia principal. As notas que a gente ouve mais claramente... A segunda voz é aquele que canta, paralelamente outras notas que combinam com as primeiras, fazendo uma espécie de contracanto. Nas cordas e nos metais acontece isso também (só que mais complexo). Não é todo mundo tocando a mesma coisa não. Mas as notas tocadas por cada naipe se somam e formam uma harmonia.

Você comparou MIDI a uma "partitura digital". Mas é praticamente isso mesmo!! Aliás, pode-se simplesmente escrever a partitura no computador (nos programas sempre vêm uma janela em forma de partitura), escolher o som e ele executa. Claro que é muito melhor tocar porque fica com mais expressão.

Agora tô na correria...
Até mais!!!


Um abração a todos!!!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Marlos de Deus!!!!!!!!!!

Obrigada pela luz!!!!!!!!!

Tudo é muito fascinante!!!! Este é o mundo da música!!!!!!!!!

Quem vive sem música!!!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!

Beatriz disse...

Parabens Maestro e Nanau por esse maravilhoso trabalho. Simplesmente Lindo!
Obrigada por essas imagens maravilhosas homenageando aquele quem foi um dos mais criativo e influente na era do cinema mudo. "Um Genio" da industria cinematografica!

Abracos

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu maestrinho de Deus!!!!!!!!!

Eu vi o DVD Emoçoes Sertanejas!!!!!

As imagens de abertura estão, como sempre, delicadas, de uma sensibilidade sem igual! Eu realmente, sem puxação de saco, aprecio muito o seu gosto musical! Eu gostaria muito, se não fosse te pedir muito, que voce falasse sobre isto pra eu saber como funciona a sua cabeça e pra que eu possa aprender com voce.
Voce como quem concebeu este show, fez a direção musical, e produziu, como é feita toda esta organização, como foi esta sua experiencia? Será que voce poderia falar um pouquinho sobre isto?

Adorei a cenografia, cada musica com um fundo diferente - já havia comentado aqui antes que o cenario que o RC aprova é o seguinte!!!!

Iluminação, nosso amigo Sinvaldo deu um show de bola!!!!!

Acho que a ideia da moldura dourada tambem foi sua...ficou bem interessante, classica e gostei da legenda tambem!!!

Com relação as musicas e interpretações gostei de todos, mas já havia comentado aqui tambem sobre os meus preferidos - achei que todos brilharam, e são cantores fantasticos. Voce trouxe para nós a nata do sertanejo. Voce conseguiu extrair de cada um , o supra sumo, e os fez brilhar no palco! Que presente para todos nós!

Interessante como vendo pelo youtube, dá uma idéia, mas nada como ver no telão, né?

Martinha/alo ficou divina!!! Especialmente tocando piano e Paulinho na guitarra solo, puxxxxaa vida!!!!

Dominguinhos / Paula Fernandes / Caminhoneiro - voce havia nos avisado para prestar atenção neles - ficou realmente muito, muito especial! O arranjo que voce fez ficou maravilhoso!

Sergio Reis /Todas as manhãs - gostei muito da interpretação dele

Minha favorita foi Almir Sater / O quintal do Vizinho - Acho que voce fez o arranjo em um tom menor e levou a musica para outra dimensão...Almir Sater podia gravar esta musica e iria fazer muito sucesso! Foi isto que voce fez ou estou falando bobagem?

Aquela parte " sonhei que entrei no quintal do vizinho e plantei uma flor..." e o resto tambem está divina!!!

Victor e Leo tam,bem ficaram muito bem e o solinho no violão, ave maria cheiiinha de uma graçaaaaaaaaa!

Zeze Di Camargo e Luciano / O portão - foram muito felizes na maneira como cantaram...

Daniel / Do fundo do meu coração - que interpretação! Que presença de palco!!!

Leonardo / Por Amor -ficou perfeita e voce ao piano fazendo um solinho, deu um destaque especial a musica!!!!

E o final com RC, sem comentários. A festa foi maravilhosa!!!!!!!!!!

Enfim o repertorio que voce escolheu foi perfeito. Musicas muito bonitas. O DVD ficou muito bem feito, parabens!!!

Gostei muito tambem das filmagens, os angulos de filmagem sobretudo dos músicos bem mostrados!!!!!!

Adorei o "extra" - ensaios, etc e tal...já imaginou eu alí olhando voces todos ensaiando??? Não ia prestar!!!!!!!!!

Parabens por mais este lindo trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu maestro,

Estou sempre, sempre para postar este link aqui para te pedir que quem sabe em um futuro CD voce considere gravar este "hino" , esta obra prima do rock, em versao classica, como foi feita aí. Consegui achar um video que talvez seja do seu agrado, e se voce procurar outras versões aí ao lado, verá que apesar de ser do segmento do rock, estes musicos fizeram arranjos para que a musica tambem pertencesse ao mundo dos classicos. Gosto de rock mas não ao extremo (heavy metal) - nada como uma Rita Lee, Erasmo, etc. Mesmo do heavy metals há certas musicas que a gente escolhi de um artista e simplesmente se encanta - e assim foi com esta aí!

http://www.youtube.com/watch?v=B4KdntRxjvU&feature=related

Seus arranjos nesta aí e principalmente involvendo o Paulinho e guitarra iam ficar lindo! Ele iria brilhar!!!!!!!!!!!!

Como voce gravou musicas dos Beatles, quem sabe se anima com esta aí também?

Será que há alguma chance??? Pensa com o coração, ao inves da cabeça, promete vai????

Marlos voce gosta desta musica?

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!!

CON disse...

Boa tarde Maestro, amigos...
Genteeee...cadê todo mundo???

Saudaaaaadeeesss de todos...Eu sei que estou meio sumidinha também, muito trabalho graças a Deus, mas não podemos abandonar nosso cantinho de jeito nenhum!!!

Já fiquei sabendo que o show de ontem foi muito lindo como sempre!

Trouxe para vocês uma parte de uma reportagem sobre o show:

---------------------------------
Além do show propriamente dito, o Rei Roberto Carlos esbanjou simpatia no espetáculo de quase 1h30m que fez parte das comemorações do centenário do Corinthians, nesta segunda-feira, no Auditório Elis Regina, no Anhembi. O ponto alto foi numa das últimas músicas, "Amigo", quando ele cantou o refrão da paródia criada pela torcida: "Não para, não para, não para..." Neste momento, os convidados presentes foram para a frente do palco cantando sem parar com Roberto Carlos.

O Rei cantou esta música logo depois de receber de presente uma camisa do Corinthians, entregue pelo presidente do clube, Andres Sanches, que subiu ao palco acompanhado dos jogadores Ronaldo, Elias, Dentinho e o lateral-esquerdo xará do cantor e compositor. Depois cantou mais duas músicas antes de encerrar o espetáculo.

- É uma honra e me sinto um privilegiado de participar do centenário do Corinthians, pelo respeito ao time e à torcida. Falar da torcida do Corinthians é falar de amor - disse Roberto Carlos durante o show.

--------------------------------
É...Deve ter sido muito lindo mesmo!!!
Parabéns a todos!!!

Beijos azuisss

Derbson Frota disse...

Amiga Con, esse relato sobre a participação do rei nessa comemoração dos 100 anos do Corinthians deixou esse flamenguista aqui emocionado! Viva o rei!

Derbson Frota
Tianguá CE

CON disse...

Verdade né irmãozinho...Este REI sempre nos emociona!
É o amor, rs

Beijos azuisss

Anônimo disse...

Minha Rainha só você não pode sumir hehehe

Marlos Chambela disse...

Oi!!

Boa tarde a todos os amigos do Blog!
Boa tarde, Maestro!


Respondendo ao post da Márcia...


Gosto sim, muito mesmo, dessa música. Na minha opinião é a maior obra prima do Led Zeppelin.

É impressionante como que o Rock (inclusive o rock mais pesado, mais heavy metal mesmo) tem tanto em comum com a música "clássica"!!!

Ouvindo um dos meus discos favoritos do gênero (rock), o disco da banda Scorpions com a Philarmonica de Berlin, cheguei a seguinte conclusão: - Acredito que, se Mozart ou Beethoven fossem vivos hoje em dia, seriam metaleiros! Bem Heavy Metal mesmo!!! (hehehehe)

É impressionante como a orquestra inteira (cordas, metais, palhetas e percussão como vibrafones e tímpanos) combinam tão bem com as guitarras pesadas distorcidas!

É claro que é necessário saber a medida de cada ingrediente pra que a receita fique ótima!! Mas o Eduardo sabe muito bem fazer isso!!!

Dou pleno apoio à idéia.

Outra música (que eu gosto ainda mais do que essa) que consigo visualizar um ótimo arranjo e uma ótima interpretação do Eduardo é a música "NOVEMBER RAIN", dos Guns N' Roses!

Se depender dos incentivos meus e da Márcia, teremos um Eduardo Lages mais roqueiro no próximo Cd!!! (hehehehe)


Um abração enorme!!!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu maestro, Marlos e amigos:

Havia lido há alguns dias que a Paula Fernandes iria cantar o hino do Corinthias na abertura do evento. Fiquei super feliz porque todos sabem que acho ela com sua voz, o talento em pessoa. Com certeza ela abrilhantou a noite!!!! Que bom que voces estenderam, mais uma vez, um convite a ela! RC é tudo de bom!


Marlos,


Que bom que voce tambem gosta desta musica e que considera a maior obra prima do Led Zeppelin! Esta musica é mesmo muito linda e ficaria muito bem no repertorio do maestro. Que bom que voce tambem concorda com isto!!!

Acho mesmo que Mozart e Bethoven se fossem vivos, hoje, já teriam se virado para o rock. Especialmente Mozart com toda a sua irreverencia rsrsrss! Lembra do filme, assisti varias vezes e suas composiçoes com certeza hoje ja´ teriam se escalado para rock!!

Gosto da " November Rain " do Guns N Rose...é bonita tambem, mas ainda fico com "Stairway to Heaven" - esta é lindissima!!!!!!!!!!

Apos eu ter colocado o link aqui desta musica, ela já teve mais de mil hits. Impressionante!!!

Gosto tambem da "Knockin' on heavens door" do Guns N Roses tambem, mas aí já é outra historia!

Quanto ao maestro gravar "Stairway to heaven" voce precisa ajudar aqui no coro para que ele ouça...já imaginou a galera do rock ouvindo Eduardo Lages, não seria nada mal abrir o leque com este clássico do rock!

O que acha maestro, será que rola?
Está pensando com o coração como havia lhe pedido?

Everaldo, o que acha? E voce Bottary? Ou quem quiser comentar, o que acham?

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!

Armindo Guimarães disse...

Olá, Amigos!

De acordo com notícia veiculada na internet, o CD "O Melhor de Eduardo Lages" já está em pré-venda.

Tudo tim-tim por tim-tim no Splish Splash.

http://splishsplashblog.blogspot.com/2010/09/eduardo-lages-pre-venda-o-melhor-de.html

Abraços eduardolageanos!

A LITUANA DE SP CAPITAL disse...

Maestro Eduardo Lages

Como postei no site mencionado obviamente iria fazer minha pôst em seu blog....!!

Parabéns , por mais essa alegria !!
Como sempre perfeito !!

BEIJOS....Maestro Eduardo Lages !!

a lituana !!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu maestro de Deus!!!!!


Que noticia boa! Acreditem se quizer, mas estava vindo aqui hoje para perguntar do lançamento deste CD e vejo esta maravilhosa noticia do post do Armindo, de estar em pre venda. A hora é esta!

Quer presentear com inteligencia? Ofereça o CD do Maestro Eduardo Lages!!!!! Um presente para quem tem bom gosto!!!!

Todos vão ficar só "Smiles"!!!!!!!!

Gostei muito da sinopse tambem!!! Como sempre, o bom gosto presente!!



Agora falando ainda sobre Led Zeppelin, sabe o que me veio a lembrança - ano que vem RC fará show de rock pauleira - olha aí a oportunidade do maestro gravar um CD com algo relacionado com heavy metal? Tem tudo a ver!!!!!! E esta musica é linda e se enquadra bem no perfil do maestro. E para quem já gravou Beatles, para heavy metal é só um pulinho....ainda mais com os arranjos mostrando a sensibilidade do maestro, se chega lá muito bem chegado!!!!!!!

Meu maestrinho, algo a comentar com relaçao a isto? Promete que pensa com o coração, vai, hein, puuuxa viida???

Já tem dois fazendo coro!!!!!

"Se depender dos incentivos meus e da Márcia, teremos um Eduardo Lages mais roqueiro no próximo Cd!!! (hehehehe)"
Marlos Chambela

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!!

Rosangela Amorim disse...

>>> Maestro <<<

Simplesmente lindo!!!

Rosangela Amorim / BH

Marlos Chambela disse...

Oi!!!

Por falar nessas músicas que são o lado mais "sentimental" do rock, começam a vir em minha mente alguns clássicos do gênero que ficariam ótimos numa versão eduardolageana!

O problema é que ele talvez nem esteja pensando (ou querendo) isso e a gente fica aqui dando "idéias" sem sermos convidados a isso... (hehehe). Mas... Quem resiste, né? Eu também não resisto!! (rsrsrrsrs) Já pensei aqui em algumas músicas... Depois, se o assnto continuar, falo.

Mas lembrei de uma música que talvez ninguém relacione à essa linha do rock, mas que pra mim é um puro "love Metal", da safra de Roberto Carlos nos anos 90!!

Desde que foi lançada, em 1994, eu imagino que a intenção era fazer algo com uma cara meio na praia do Jon Bon Jovi, do Brian Adams ou até dos Guns mesmo!! Mas... quando se trata de RC... muitas vezes "faz lembrar" outro estilo ou outro ritmo, mas é o estilo dele mesmo, apenas com alguns ingredientes de outro. Acho que isso é questão de coerência com seu estilo. Nâo acho errado não. É assim (como uma vez disse um cara na Veja) com os "quase-samba", "quase-salsa", "quase-forró", "Quase-tango"... Então essa ficou um "quase-rock-romântico-do-Bon Jovi" (hehehee).

Ah, sim! Acho que já deu pra notar que estou falando da música "ALÔ"!!!!

Pra mim, na gravação original, acho que o que faltou foi um baterista de verdade "castigando" a bateria naquelas viradas antes dos refrões "E quando eu digo alô" e "Quando penso que esquecí". Mesmo assim, sendo sequenciada (programada em teclados e computador - vale lembrar que na época não tinha tantos recursos digitais e tão bons como hoje), mesmo assim a música ficou com uma força incrível. E o Paulinho fez aquele solo... Quase um Slash!(Slash era o guitarrista do Guns N Roses) (hehehe)

Essa música merecia sim uma releitura bem no estilão hard rock a que ela remete, no estilo desses artistas que mencionei, como Bon Jovi ou os Guns. (sempre torcí muito para um dia ouvir isso! Aliás, imagino uma letra em inglês numa voz rouca, bem arranhada, tipo a do Axl Rose!)

Bem... Mesmo sem a voz "arranhada", essa música poderia entrar sim, com instrumentos reais, num próximo trabalho do Eduardo! Aliás, nâo sou muito de sugerir músicas do Roberto, (quase todo mundo sabe que prefiro o maestro expandindo o repertório para além das músicas do Rei) mas essa seria uma das principais excessões.



Um abração enorme!!!!!

Armindo Guimarães disse...

Olá, Amigos!

Já que se está a falar de música e de arranjos, adorava ver “Cavalgada” tocada numa orquestra sinfónica regida pelo nosso Mestre Maestro.

A versão do Mestre Maestro para “Cavalgada” está o delírio, mas eu ainda não estou satisfeito pois pese embora eu seja um leigo na matéria, o que é certo é que sinto que “Cavalgada” é das músicas de RC com um potencial fantástico. Divido a música em duas partes, sendo que a segunda parte é para mim o culminar da cavalgada e como tal com uma força incrível que o Mestre Maestro muito bem explorou mas que eu acho que a música ainda pede mais e por isso o meu desejo de a ver tocada numa orquestra sinfónica, tal como o tecladista Rick Wakeman fez com Journey to the Centre of the Earth, baseada na novela do escritor francês Júlio Verne: Viagem ao Centro da Terra, numa mistura de música rock com música sinfónica, mais tarde designada Rock Sinfónico. Em 1975 Rick Wakeman apresentou a peça no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e em São Paulo, no ginásio da Portuguesa, acompanhado da Orquestra Sinfônica Brasileira e do coral da Universidade Gama Filho.

Há dias tive a oportunidade de trocar algumas impressões com o fadista José da Câmara acerca das músicas do seu CD “Emoções” que vai ser apresentado hoje no Museu do Fado em Lisboa, e ambos concordamos que “Cavalgada” é um caso sério na obra de Roberto Carlos que ainda tem muito para explorar.

Abraços robertolageanos!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Gostei da sua colocação o lado mais “sentimental do rock” – e te sugiro que coloque aqui as suas idéias. Como ele nos falou anteriormente, o blog foi criado para isto – debater sobre musica, o trabalho dele, novos projetos, etc.. ele gosta de receber de todos nós sugestões sobre o que gostaríamos que ele gravasse.

Portanto, sinta-se a vontade para colocar as suas sugestões de musicas para ele gravar. Com o rock pauleira chegando, seria uma boa oportunidade para ele fazer um CD neste segmento musical, ainda mais agora que tem o MIDI rsrsrsss esse Deus na música!!!!

Quanto a musica “Alo” sabe que não havia me tocado que esta musica aí tem um lado roqueiro também...o Paulinho com aquele solo!!! E esta musica é linda!!!

Eu também gostaria de ver o maestro se expandindo para outros segmentos musicais. O maestro é um artista por inteiro, tem a sensibilidade, bom gosto musical, e talento pra fazer qualquer tipo de trabalho. Portanto vamos estimulá-lo a continuar se expandindo, dentro do possível para que seu estilo fique intacto, mas flexível para qualquer segmento. Assim como o RC, encara qualquer estilo, sem sair do estilo romântico dele.

Coloque suas sugestões aqui. O Enrico, neto dele, leva para o Léo/Som Livre pra aprovação.

Enrico: Léo estou te trazendo aqui uma lista de musicas que os amigos do blog/co-produtores querem ver gravadas.

Léo: Está tudo liberado e aprovado geral com direito a “Stairway to heaven” liberado no blog por inteiro, antes do lançamento do CD. Enrico, os amigos do blog tem muito bom gosto musical e pensam sempre se vai agradar aos ouvintes do CD, se vai vender bem, se ficará bem com relação ao perfil do seu avô, eles se preocupam com tudo. Por isto libero geral pra eles.

Enrico: Ok, vou passar estas informações pro meu vô para ele analisar! Rsrsrsrss

Ai meu Deus, o que estes amigos do blog não inventam pra ter uma musica gravada??rsrsrsrs

Entendeu, Marlos, o processo é assim!

Quer presentear com emoção?
Ofereça o CD “ O melhor de Eduardo Lages “.

Todos vão ficar só “ Smiles”.

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Armindo,

Concordo com voce. E pensei logo no MIDI, maestro ponha tambem instrumentos para ter mais expressão na hora da gravação rsrsrsrsrsrsss ninguem mandou me ensinar nada, agora com este Deus do MIDI, que o Marlos voces me ensinaram, só vai dar MIDI!!!!rsrsrss adoro estas coisas...me divirto!!!

Já pensou eu no estudio, né Dalton?? Não ia prestar!!!!!


"Em 1975 Rick Wakeman apresentou a peça no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e em São Paulo, no ginásio da Portuguesa, acompanhado da Orquestra Sinfônica Brasileira e do coral da Universidade Gama Filho."

Armindo, me lembro deste show do Rick Wakeman...foi uma coisa..agora vou puxar a sardinha pro meu lado..

E deve ter sido linda a participação do Coral da Universidade Gama Filho, viu como nosso coral era requisitado?

Mais uma vez, ficaria linda esta musica orquestrada no MIDI!!!! Muito boa ideia!!!

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!!!

ABraçoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!

Marlos Chambela disse...

oi, Maestro!
Oi, Amigos do Blog do Maestro!!


Márcia...

Você, falando do MIDI, disse: "adoro essas coisas... Me divirto."

(hehehe)
Isso me fez lembrar o nome super bem-bolado do estúdio do Nando do Roupa Nova!!!

O estúdio dele chama-se "Midivirto"!! Num excelente trocadilho com o MIDI, o "virto" de "virtual" e a sua diversão favorita!!!


Sem dúvida, Márcia, que ficaria tudo ótimo no MIDI... Mas (a não ser em projetos especiais como esse da "Orquestra Sinfônica Digital", em que isso se torna super interessante) ainda sou mais favorável aos instrumentos reais do que aos virtuais. (O MIDI é um recurso digital, ou seja, de intrumentos virtuais).

Quando eu falo assim, alguém pode até pensar que sou um "purista" musical! Nada disso!! Aliás, quando eu, humildemente, estou fazendo meus trabalhinhos, meu trabalho todo é baseado no mundo digital, até mesmo por uma questão econômica...

Existem também aqueles casos, não muito raros, em que a música "pede" uma sonoridade mais eletrônica mesmo! Aí, o melhor que tem é usar esses recursos!!!

Um abração enorme!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Marlos,

Veja bem...rsrsrsrsssss

eu falei na minha mensagem anterior, para o maestro usar o midivirto mas para tambem colocar instrumentos reais para dar mais expressao....rsrsrsrsssss

Claro que tendo os instrumentos reais o som eh muito mais bonito!!!! rsrsrsrsrsss sera possivel que agora tenho que te ensinar o que eh som bonito...rsrsrsrs eu midivirto!!!!!

Nao eh uma maravilha???

Marlos, voce fica me ensinando estas coisas, eu viro papagaio, porque tudo eh muito fascinante... ja imaginou eu em um estudio....

laia laia.....eu midivirto!!!!!!!

Quem vive sem musica MIDIVIRTO e com instrumentos reais tambem!!!!!!!!!!!!

Abracoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Maestro e Marlos,

Falando em Roupa Nova, estarei indo ao show deles em Novembro!!!!! Outra banda que adoro e pelo visto voce tambem ne, Marlos? E tambem como nao podeeria deixar de ser em novembro tambem tem Victor e Leo. Finalmente vou poder conferir o show deles!!!!!!!!! Vou ver estes meninos de perto!!!! E tambem tem RC em Sampa e tem Sir Paul MaCartney em POA!!!!!!!!!!!!!

Que presentear com carinho, ofereca o CD " O melhor de Eduardo Lages."

Todos vao ficar soh "Smiles".


Quem vive sem musica midivirto ou sem instrumentos reais!!!!!!!!!!!!!!

Maestro, nao se esqueca de adicionar ao MIDIVIRTO, instrumentos reais, pois dah mais expressao a musica, o som fica muito mais bonito e mais real e ninguem vai saber que voce usou o Midi! Sacou? rsrsrsrssss

Eu midivirto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abracoseduardolageanos!!!!!!!!!!!

Marlos Chambela disse...

Márcia,

Taí uma coisa curiosa, que eu gostaria de saber se existe...

Até hoje nunca ví NENHUM...


Acho que encontrar um músico que NÃO goste do Roupa Nova é mais difícil do que ver retratinho de sogra na carteira, enterro de anão, pesquisador do Ibope...

Nem sei se existe! (hehehehe)

O grupo Roupa Nova é uma referência!! Todo mundo que "vive" música, principalmente boa música, tem essa relação com o Roupa Nova! São mais do que simplesmente um grupo musical. São referências mesmo!


Um abração!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Marlos de Deus!!!!!!!!!!!!!!!

Eh isso aih!!!! Roupa Nova eh mesmo uma referencia musical. As musicas deles sao lindas, os sons vocais deles eu me amarrooooooooo mesmo, curto de montao! Os arranjos deles muito legais...que bom que no mundo musical eles sao tao bem cotados como voce estah me dizendo! E muito bem merecidamente. Parabens para eles.

Olha, trocando o violino pelo piano, estou super curiosa para saber o que eh que estah na sua cabeca com relacao as musicas de rock para ele gravar. Serah que voce poderia dividir aqui conosco?
Acho que o maestro tambem gostaria de saber....mesmo que nao de em nada....se a gente nao apresenta as ideias para ele, nao vai rolar nada mesmo... o Enrico esta aguardando o material....


Quem vive sem musica midivirto e sem instrumentos musicias reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ABracoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Armindo Guimarães disse...

Olá! Tá tudo bem?

Vou falar baixinho pra não acordar ninguém, tá?

É só pra dizer que a Gazeta de Piracicaba publicou hoje uma notícia intitulada “Mensageiros da Paz – Vida e obra de Roberto Carlos”.

Está tudo tim-tim- por tim-tim no Splish Splash:

http://splishsplashblog.blogspot.com/2010/10/mensageiros-da-paz-vida-e-obra-de.html

Até amanhã e dormam bem!

Abraços robertolageanos

CON disse...

Boa noite Maestro, amigos...

Deixo aqui meus sentimentos pelo falecimento de um dos cantores de grande sucesso da Jovem Guarda, Ed Wilson.

Publiquei a matéria no Splish Splash.

http://splishsplashblog.blogspot.com/2010/10/morre-o-cantor-ed-wilson.html


Beijos azuisss

Anônimo disse...

Edinho foi um dos amigos mais fiéis que tive ao longo da minha carreira. Muito me aconselhou quando gravei o primeiro CD (Emoções). Depois disso,antes de todos os CDs que gravei, sempre tive o cuidado de pedir a opinião dele e já o tinha convidado pra ser o produtor de um futuro projeto que tenho de gravar mensagens. Edinho era um ótimo compositor e excelente cantor. Nos aproximamos muito quando produzi e arranjei para o Marcio Greyck na música "Aparencias" de autoria do Edinho , há vinte e tantos anos atras. Ele tambem teve parcerias com Paulo Sergio Valle. Eu acho que chegamos até a compor juntos, vou verificar isso. Edinho tambem era irmão de dois músicos geniais. Renato Barros do "Renato e Seus Bluecaps" e Paulo Cezar Barros, vocalista e baixista do mesmo grupo , que, alias, foi tambem baixista do RC por alguns anos tendo inclusive gravado em várias músicas de sucesso do RC
Vou sentir saudade do Edinho. Eu e toda minha geração de músicos.
Eduardo

Carmen Augusta disse...

Querido Maestro,
amigos,
bom dia!

Maestro, lembro bem de Ed Wilson, mas não sabia, claro, que vocês eram tão ligados.

Deixo aqui o meu abraço de pêsames para a família, amigos e especialmente para você.
Que Deus os conforte e que abrigue o Ed na Paz de seu Reino.

Beijos,
Carmen Augusta

A LITUANA DE SP CAPITAL disse...

Maestro Eduardo Lages

Meus sentimentos pela perda de seu amigo Edinho , onde é extensível a toda família e amigos


BEIJOS....Maestro Eduardo Lages !!

a lituana

Marlos Chambela disse...

Também venho expressar meus sentimentos pela perda desse nome tão importante para a música, desde a Jovem Guarda, até posteriormente a música romântica.

É dele, em parceria com Prêntice e Paulo Sérgio Valle, a lindíssima música que foi um enorme sucesso na voz de José Augusto "AGUENTA CORAÇÃO". Ele também, ao lado do Prêntice, do Ronaldo Bastos e Gilson, compôs o sucesso romântico "NÃO DIGA NADA" ( Olha pra mim, não diga nada... Nos seus olhos vai nascer a madrugada... ) Que estourou em meados dos anos 80!

Além desses, Ed Wilson também compôs (geralmente em parceria com outros grandes nomes) grandes páginas da história da música popular romântica brasileira.

Em 1970, meu tio Agenor Ribeiro (que atualmente é maestro e professor quase aposentado na escola de música da UFRJ) gravou um compacto pela CBS, usando um nome artístico Marcello. O Lado A desse disco era uma composição do ED Wilson! "Se Você Gostar de Mim". Na época, esse disco teve uma pequena repercussão apenas no Rio de Janeiro. Felizmente (hehehe) meu tio desistiu de ser cantor e foi estudar música!!!

Essa música "Se Você Gostar de Mim" (não sei se alguém mais a gravou depois) não é uma música tão bonita, no nível das que ele viria a compôr depois, mas tem aquele estilo característico das musicas mais românticas da Jovem Guarda. Há algum tempo eu vinha pensando em fazer um arranjo pra essa música e gravá-la apenas para fazer uma homenagem ao meu tio (seria apenas pra dar uma cópia pra ele e, talvez, pra minha avó. Jamais pra tentar algo sério a nível profissional.) Mas essa idéia, até hoje nunca saiu da minha cabeça mas nunca foi colocada em prática. Quem sabe um dia...

Para o Eduardo, deixo meus sentimentos pela perda de um grande amigo!

Um abração!!!

Kátia Carvalho - PB disse...

Boa noite,

Querido maestro que bom saber notícias suas. O blog estava muito parado.
Meu amigo, vou ocupar o seu espaço um pouquinho.
Bjs.

Cara amiga CON, não fique muito tempo afastada, você faz muita falta aqui no blog. O convite para você conhecer João Pessoa está de pé.

Está reportagem foi publicada hoje, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Amigos do blog visitem este Link.http://www.cmjp.pb.gov.br/Estatica/29_cidade-horto-cidade-floresta-cidade-verde


Eu sou suspeita de falar, porque realmente escolhi João Pessoa, para morar. Mas poucas pessoas sabem que e a segunda cidade mais verde do Mundo, reconhecida pela ONU. Onde o sol nasce primeiro, e a mais próxima do continente Africano. O por do sol aqui e belissimo. A maior praça coberta do Mundo tambem está aqui e o Espaço Cultural. E o segundo maior Shopping do Nordeste.


Abraços para todos,

Kátia Carvalho - PB

CON disse...

Maestro...Perder amigos sempre é muito difícil, que Deus o conforte.

Querida Kátia, obrigada! Quando eu for a João Pessoa quero muito conhecê-la pessoalmente, com certeza vamos ter muita coisa boa pra falar né? E lendo esta reportagem dá vontade de ir mais rápido ainda!!! Parabéns a João Pessoa, quem dera mais e mais cidades seguissem este exemplo!

Beijos azuisss

Anônimo disse...

Marlos, manda a base pra mim e eu cubro. Me manda por mp3 depois eu disponibilizo as coberturas em wave pra voce no you sendit e voce mixa a seu gosto. Seremos parceiros num arranjo.
abs
Eduardo

CON disse...

Maestro, você pode nos falar um pouco sobre este seu projeto de gravar mensagens? Fiquei curiosa e muito interessada em saber um pouco mais.
Que coisa interessante!!!

Beijos azuisss

CON disse...

Maestro, desculpe eu desrespeitar as regras do blog de postar apenas duas mensagens por dia...Mas fiquei comovida e encantada com sua proposta ao Marlos...Poxa que coisa linda!!! Ele vai ficar muito feliz!!! Parabéns Marlos, você merece! Parabéns Maestro seu coração é muito lindo!

Beijos azuisss

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu maestro,

Deixo aqui os meus sentimentos pela perda desta alminha tao querida no meio artistico, seu companheiro e amigo de hoje e sempre! Que contribuicao tao significante ele deixa para a jovem guarda e para a musica romantica brasileira! Ele serah lembrado sempre nos coracoes daqueles com quem ele conviveu, como eh o seu caso. Puuxxa vida, assim eh a vida!! Mais uma estrelinha indo para o ceu!!

Marlos,

Que presentao, bem merecido voce acaba de ganhar do maestro!!! Tenho certeza de que todos gostariamos de ouvir esta musica "Se voce gostar de mim " quando estiver pronta!!! Que parceria maravilhosa esta que acaba de ser feita!!! Eu fico imaginando como esta musica ficarah depois de mixada hoje em comparacao com a gravacao original. Naquele tempo os recursos eram tao restritos em relacao ao que um MIDI da vida oferece!!!

Meu maestrinho, nao se esqueca de adicionar varios plugins para dar uma encorpada no som de cada instrumento porque o material eh muito antigo rsrsrssssssss e tambem por favor use o MIDI rrsrsrssssssss Marlos voce esqueceu de me falar algumas dicas sobre a mixagem...pra eu poder te dar instrucoes tambem..rsrsrsrsrsrs
quando for mixar, faca um instrumento de cada vez e vai escutando para ver se estah ficando ao agrado do ouvido!!!!rsrsrsrsssssssss

Quem vive sem musica midivirto e sem instrumentos reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abracoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marlos Chambela disse...

Maestro de Deus!! (como diz a Márcia - hehehe)

Nossa!!!

Como diz meu Amigão Armindo: "Nem estou em mim!!"

Muito obrigado, Eduardo, por toda consideração que você tem comigo, pelos incentivos e, acima de tudo, agora, por essa oportunidade que está me dando!!! Que presentão!!

Hoje mesmo já começo a trabalhar nessa música!

Devo dizer que, além de uma alegria imensa, é também um grande desafio! Isso porque, como disse na mensagem anterior, a música não é exatamente da melhor safra do Ed Wilson! Existem músicas que, naturalmente, já inspiram grandes arranjos. Já essa "Se Você Gostar de Mim" tem um gosto a mais de desafio!

Me lembro quando você estava lançando o disco "Inesquecível". Eu havia dito (antes de ouvir) que não conseguia imaginar um resultado que me surpreendesse na música "Detalhes". Quando ouví (lembro que comentei aqui) admirei muito a solução que você arranjou, a forma que você criou para não deixar a música cansativa nem repetitiva. Na realidade, foi mais uma aulinha sua que ganhei naquele momento. Vamos ver agora se já sei colocar em prática! (hehehe)


Muito obrigado mesmo!!
Logo logo estarei enviando o áudio!!


Um abração enorme!!

Bea Loureiro disse...

Puxa, eu ainda não tinha visto este vídeo em seu blog. Sem palavras... simplesmente sensacional! Parabéns