segunda-feira, 19 de maio de 2008

Coisas do Coração, composta por Paulo Sergio Valle e eu


"Coisas do Coração" , uma das 19 músicas gravadas por Roberto Carlos compostas por Paulo Sergio e eu, continua fazendo sucesso na novela das 7 e nas rádios, agora na voz do cantor Jose Augusto.
Há uns tempos atrás, comentei aqui da importancia do Paulo Sergio Valle, o meu mais querido parceiro musical, na minha carreira e até mesmo na minha vida pois sempre o considerei um amigo, irmão, pai, confidente, sempre com uma palavra de estímulo e pronto para uma consulta qualquer que seja, pois é possuidor de experiência e cultura invejáveis, alem da pessoa amável que é.
Nos conhecemos na década de 60, mais precisamente no dia em que o primeiro homem pousou na lua, 21 de julho de 1969, na final de um festival de música realizado em Niterói. A partir daí nos tornamos amigos e em 1979 o convidei para uma parceria de musica, prontamente aceita, que já começou dando certo. Nasceu "Às vêzes penso" , a nossa primeira canção.
Paulo Sergio é um dos meus ídolos e muito antes de conhecê-lo, já era profundo admirador de sua obra e tenho muito orgulho, de ter como parceiro musical e amigo, um profissional com cerca de 800 musicas gravadas, a maioria composta com o seu irmão Marcos, tambem meu camarada. Dessas 800 musicas, a que mais gosto, depois das nossas "Cenário" e "Confissão" é claro, chama-se "O Amor é chama", alem de "Preciso aprender a ser só", "Viola enluarada" e "Samba de verão", todas compostas com o Marcos. Aliás, pra quem não sabe, há uns anos atrás, a musica "Samba de Verão" rendeu ao Paulo Sergio um grande premio patrocinado pela BMI (importante instituto americano )pelas 2.000.000 (dois milhões) de execuções da musica sòmente nas rádios americanas.Entre as centenas de gravações dessa música, se destacam as de Sara Vaughn, Dizzi Gylespie, Sergio Mendes, Ray Connif, Andy Willians e Paul Murriat.
Mas o melhor disso tudo é poder ligar pra ele e dizer :"parceiro, vai ficar em casa hoje? to indo até aí!" ...depois de dirigir 50 minutos,(putz, como ele mora longe), chegando próximo à casa dele, já começo a sentir aquele "cheiro" de sabedoria e amizade exalado por um patrimonio da Musica Popular Brasileira...PAULO SERGIO KOSTEMBADER VALLE.

Eduardo Lages

21 comentários:

Cynthia Coimbra disse...

Querido Maestro,eu sempre tive curiosidade em saber como "surge" na cabeça de um poeta a letra de uma música e como nasce uma melodia.Sei apenas que é um Dom, danado de bonito e que cada um de nós tem o seu (apesar de ainda estar procurando o meu).
Você e seu amigo Paulo Sergio deveriam se encontrar mais vezes e criar muito mais, nós é que somos privilegiados por termos no mundo gente como vocês.
Parabéns pelo sucesso de "Coisas do Coração" (letra e música, são maravilhosas).
Continuo pedindo a Deus que ilumine sempre essa cabeça e te cubra de muitas bençãos.
Beijo

Cleide Maria disse...

Maestro Eduardo Lages.
Até que enfim alguém com tanta sensibilidade para alegrar nossos corações.
Um grande abraço.
Da admiradora Cleide Maria.

Anônimo disse...

Maestro.
Espero um dia poder ouvi-lo ao vivo, tocando a música de Roberto Carlos "nossa canção".
Abração
Cleide Maria

Vinícius Faustini disse...

Paulo Sérgio tem toda sua grandiosidade em especial por não se ater a apenas um gênero ou movimento musical - escreveu tanto para a Bossa Nova em parceria com Marcos Valle quanto para cantores mais populares como Elymar Santos e Ivete Sangalo. Muitas de suas letras conseguem dizer de forma simples coisas que o coração em palavras não sabe dizer.

Certamente, foi por isso que o "casamento a três" entre Roberto Carlos, você e o Paulo Sérgio Valle prossegue trazendo muitos registros para nosso álbum de recordações musicais. E merece sempre receber uma comemoração esta união entre sua melodia e os versos dele.

Fico feliz que graças à trilha da novela "Beleza pura", a música "Coisas do coração" esteja novamente em evidência. Boas canções sempre são dignas de receber novas leituras. Ainda mais quando elas dizem coisas do coração, como esta...

Eduardo, aqui vai mais um pedido do "véio jornalista". Tem alguma canção da autoria de vocês dois que não foi gravada pelo Roberto Carlos? Passe os nomes pro curioso aqui procurar...rs.

Abraços do curioso de sempre,
Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Derbson Frota disse...

Grande maestro dos nossos corações, que bacana saber de sua história com o nosso Paulo Sérgio Valle! Além das canções eternizadas na voz do rei, uma grande amizade. Isso hoje em dia não é tão fácil...

Sinceramente, nunca consegui escolher uma música sua com o Paulo que mais goste, pois todas ocupam um espaço em meu coração! Gostaria muito que o rei voltasse a cantar músicas suas, pois sempre elas se garantiram como um dos maiores sucessos do disco...

Abraços,
Derbson Frota
Tianguá CE

Mazé Silva disse...

Maestro querido!

Lembro quando falastes do seu amigo e companheiro musical Paulo Sérgio Valle, aqui no Blog em postagens anteriores, comentando sobre a canção, " Coisas do Coração ", um dos temas da novela das sete, muito bem interpretda na linda voz do cantor José Augusto.

Algumas pessoas comentaram que tinham ouvido essa canção na novela, inclusive eu e do sucesso qua a mesma estava e está fazendo na novela, pois a canção é belissima, tanto a letra quanto a melodia, sucesso esse graças a vocês.

Parabéns Maestro, pela sabedoria, pela inspiração e pelo dom que tens em criar ou compor tão belas e expledorosas canções e saber como encaixar essas melodias tão magníficas.

Dois grandes talentos como você Maestro e o seu amigo Paulo Sergio Valle, merecem todos os nossos aplausos e admiração. Vocês fazem parte realmente do nosso Patrimônio Cultural Brasileiro, pois a música é sem dúvida, parte da nossa cultura, que vocês exercem com sapientíssima inteligência e grande profissionais que são.

Parabéns Maestro, por manteres uma amizade tão bonita e saudável há tantos anos, onde lhe dar o prazer e orgulho em tê-la em sua vida de músico e de compoisitor.

Um grande beijo de sua fã.

Mazé Silva

Marlos Chambela disse...

Maestro,

Já falei algumas vezes que, normalmente, quando tem uma música sua (com o Paulo Sergio Valle) no disco do Roberto, costuma ser a minha música preferida do disco. Não é "puxação de saco" não. (hehehehe). Desde que eu era pequeno, eram minhas canções preferidas, geralmente encerrando o lado 2 ou o lado 1 dos discos. Eu sempre dizia que "ÀS VEZES PENSO" era a música "do Roberto" que eu mais gostava. Depois, lá pra 1989 ou 1990 (com meus 12 ou 13 anos), é que começei a "variar" de música preferida.

Quando passei a querer compor (e eu achava que compunha mesmo alguma coisa - hehehehe) passei a (descaradamente) me espelhar no estilo das suas músicas, misturando às vezes com algumas outras poucas influências. Gostaria de, algum dia, te mostrar uma delas.

Portanto, sempre me lembro de citar você como influência musical mas, na verdade, às vezes esqueço que essa influência também é muito grande da parte dele, não é mesmo? Dupla influência. Isso é bom lembrar. Aliás, no que diz respeito às letras, o negócio é com ele!

Mas (sem querer tirar do Vinícius o status de Curioso-chefe - hehehe) como é que surge, no caso da sua parceria com o Paulo Sérgio Valle, a letra de uma música? Você faz a melodia e entrega pra ele colocar a letra que ele achar melhor, partindo dele? Ou você dá uma idéia do que quer dizer na música, traçando uma linha na qual ele deva seguir?


Um abração!!!!

CON disse...

O Paulo Sergio além de ser este compositor maravilhoso é multi funções, rsrsrs é piloto, advogado, ciclista...E escritor!!! É... Ele lançou dois livros onde relata suas aventuras “Pedalando pelo caminho de Santiago de Compostela”e “O ajustador de profecias”.Ufa!!!! Quanta disposição... Quanto talento! Vejo que temos muita coisa em comum...A paixão pelo ciclismo, música e pela escrita.
Adoro as músicas dele, acho-o de uma inteligência ímpar...Gostaria muito de um dia ter o prazer de conhece-lo pessoalmente.
A parceria Eduardo/Paulo foi muito feliz mesmo...Cada música mais linda que a outra! E o que é melhor são amigos queridos...Isto é o mais bonito desta história, amizade verdadeira é um tesouro precioso. Muito bom poder dizer : amigo tô indo aí...Delícia né??
Vou me juntar aos meus amigos curiosos Vinícius e Marlos, eu já perguntei aqui no blog sobre “os caminhos”de uma música e você Maestro disse que um dia contaria para nós como se dá este encontro...Estamos esperando, rsrsrsrs
Da próxima vez que estiver com o Paulo Sergio, diga a ele (como você pode ver aqui nos comentários) que o admiramos muito!!!
Boa viagem..Que Deus o acompanhe nesta jornada!!!!
Muito sucesso!!!!

Beijos azuissssss

Everaldo Farias disse...

Eduardo,

Aqui você faz uma mais que merecida homenagem a esse grande compositor da música brasileira! O cara tem sensibilidade à flor da pele e sabe falar a língua de seu povo, quer mais mérito que isso?

E vocês dois fazem, sem dúvida uma grande trabalho, reconhecido e amado por todos os fãs da música romântica!

A canção Samba de verão também tem uma releitura linda do Caetano Veloso. E como não citar Se eu não te amasse tanto assim que emocionou tanto o rei?

Eduardo, obrigado por nos mostrar um pouco quem é esse grande nome da música brasileira: Paulo Sérgio Valle. E, claro, obrigado a você por também ser um grande nome...

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

lucas carneiro disse...

Puxa! Eu não sabia que o Paulo Sérgio tinha composto tantas músicas assim. Mas como disse você Eduardo, as minhas favoritas são aquelas que tem você como parceiro: Confissão, Cenário, Olhando Estrelas, Contradições, As Vezes Penso...
Continuem assim, compondo, e cada vez melhor!

Um grande abraço.

Lucas Carneiro
Uberlândia-MG

Laura disse...

Eduardo, que Deus o ilumine para continuar fazendo essas maravilhas que vc faz, que sempre continue trazendo para nós essa paz,essa alegria de viver, pois nos tempos de tanta viol~encia ouvir vc, é o mesmo que esatr no céu bjsss querido e quando vier a São Paulo, me avise eu quero estar na primeira fila para conhece-lo. Fique com Deus e que ele te abençoi cada dia mais.

Armindo Portuleiro disse...

O que eles estavam pensando:


EDUARDOLAGES – Não Sei porquê mas me está parecendo que esta música vai dar sucesso pra carago, digo, pra caramba!!!

MARCOS VALLE - Puxa vida! Com o Edu teclando ao piano, pra que estou eu cantando!?

PAULO VALLE – O Paulinho me faz lembrar um cara que eu sempre vejo ao espelho logo pela manhã!

Vinícius Faustini disse...

Armindo, vou te fazer uma correção. Se você fez legenda na foto, você errou um dos personagens: quem está cantando é o ELYMAR SANTOS. Isso foi no show de inauguração do bar Canequinho, um anexo da casa de espetáculos Canecão.

Abraços,

Vinícius Faustini

Pilatti disse...

Olá, Eduardo.

Ando sumido, mas a coisa não está muito fácil aqui... Recebeste minhas sugestões para o cd?...

Bela homenagem ao seu amigo e nosso patrimônio. É mais uma dos grandes nomes que merecem ser aplaudidos por tudo que conquistaram para o Brasil e pelo Brasil. Esse prêmio que citaste é só mais uma amostra da qualidade e importância dele.

Das músicas compostas, realmente "Confissão" e "Cenário" são belíssimas, mas eu destacaria uma outra, que p'ra mim tem uma importância muito grande: "De Coração".

Essa música, como todo o disco de 1992, é de uma beleza tremenda, e a dose de melancolia que carrega, também. ah, e não podemos esquecer "Assunto Predileto".

Duas obras-primas, que devemos agradecer, a você e ao Paulo. Grande Paulo.

Vinícius e eu certa vez falamos sobre ele no fotolog. tentarei achar o link e colocarei aqui...


Abraços!

Armindo Portuleiro disse...

Amigo Vinícius: agradeço a correção à legenda da foto.

Espero que o nosso mais que tudo não leia essa legenda, pois como todos sabem ele é um gajo porreiro mas não deixa escapar nada e logo me iria criticar por escrever coisas sem primeiro me certificar. Mas é claro que se isso acontecesse eu arranjaria uma boa desculpa, deitando culpas ao nosso Mestre Maestro por não nos ter informado quem era quem na foto e também culpando a nossa Amiga Mazé Silva, de Fortaleza, que sendo por mim abordada nesse sentido me garantiu fortemente e a pés juntos que quem cantava era o Marcos Valle. Vai-se um indivíduo fiar numa amiga e depois…
Para a próxima já sei que se tiver curiosidade em saber algo, vou mas é ter com o curioso número 1, o meu Amigo Vinícius Faustini. Eheheheheh

Grande abraço, pá!

Anônimo disse...

Querido maestro,
que bom ter um amigo assim!
E que bela homenagem. Lembro do Paulo Sérgio, na época áurea dos musicais na TV... Bons tempos!
Sempre o admirei.
Parabéns maestro, à você e à ele por essa grande amizade, coisa difícil hoje em dia...
Um beijo,
Carmen Augusta

Anônimo disse...

Maestro querido,
Acabei de receber sua coletânea!O correio demora , mas chega.Fui informada que são 40 tipos de caixas, mas, eles mandaram iguais!São lindas, assim como o conteúdo!!Vou esperar uma oportunidade e pedir que autografe. Talvez quando vier para São Paulo em algum show! Quem sabe um seu mesmo, no Municipal! Torço por isso. E São Paulo merece, tanto quanto você.
Adorei conhecer um pouco de seu parceiro musical.
E que mulher maravilhosa a Sônia, hein?!
Eu também gostaria de receber esse
abraço com tanto carinho, afinal também sou sua fã!
Estive ouvindo o Cd de 81 do Rei e descobri algumas pérolas:
Simples Mágica- Eu preciso de você-
Olhando Estrelas.
Já pensou em gravá-las?
Tenho certeza que ficariam lindas com seus arranjos.
Amor perfeito também seria "perfeito."
Pense com carinho.
Espero não estar me enganando como tem feito nosso amigo Armindo .
Muitas alegrias nessa viagem.
E quem sabe novas melodias...
Beijos. Muitos!!!
Regina

Vinícius Faustini disse...

Marcel,

aí está o post ao qual você se referiu no comentário. Deixo agora acessível pra você, Eduardo, e pra todos os que acompanham este blogue. Aqui está o link:

http://www.fotolog.com/rei_rc/9053244

E o texto eu transcrevo aqui, pois o fotolog.com anda atravessando problemas de conexão. O post ficou a cargo de Marcel Pilatti:

"O compositor do dia é Paulo Sérgio Valle.
Irmão do recentemente homenageado Marcos, Paulo é compositor, piloto e advogado (!!!!!). Sua carreira musical começou na bossa-nova onde, ao lado de seu irmão compôs sucessos como Samba de Verão, Viola Enluarada, Preciso Aprender a Ser Só, Black is Beautiful...

Compositor consagrado, Paulo Sérgio – que sempre foi um apaixonado por esportes – resolveu se aventurar na área editorial. Transformou seus relatos de viagem em dois livros: Pedalando pelo caminho de Santiago de Compostela e o Ajustador de Profecias.

Teve várias músicas gravadas pelo Rei, a grande maioria com Eduado Lages (próximo homenageado, que merecerá dois posts), sempre muito romântico:

Às Vezes Penso – 79
Confissão – 80
Olhando Estrelas – 81
Como Foi – 82
Me disse adeus – 83
Contradições – 85
Eu quero voltar pra você – 86
Coisas do coração – 87
Cenário – 90
De coração – 92
Você mexeu com a minha vida – 92 (com Mauro Motta)
Tanta solidão – 93 (com Marcos Valle e Mauro Motta)
Meu coração ainda quer você – 94 (com Mauro Motta e Robson Jorge)
Eu nunca amei alguém como eu te amei – 94
Nunca te esqueci – 95
Assunto predileto – 96
Vê se volta pra mim – 98
Momentos tão bonitos – 2000

A foto é do Rei na edição do belíssimo disco de 1994, que contém a música do dia. Abraços, Marcel

MEU CORAÇÂO AINDA QUER VOCÊ – PS Valle, Mauro Motta e Robson Jorge

Pra que dizer que eu não te amei
Pra que sorrir se estou chorando
Se na verdade o que passei
Palavra que eu nem sei como eu sobreviví

Por tantas vezes eu tentei, mas mesmo assim eu te perdi
Meu coração tão triste, ainda assim insiste
Não quer viver na solidão

Só deixa a porta aberta para a pessoa certa
Pra não sofrer desilusão

Mas deixe que eu te diga agora
O que você fez comigo
Quando você foi embora
Quase que eu enlouqueci

Num sorriso de tristeza
Nessa lágrima guardada
Eu te digo com certeza
Que o meu coração ainda quer você..."

Este texto foi publicado em 2 de fevereiro de 2005, e fez parte da série "Os compositores de Roberto Carlos", que Marcel e eu fizemos no fotolog rei_rc (embora o fotolog hoje tenha trocado de endereço e se tornado "Emoções de Roberto Carlos", comandado por mim, os arquivos estão lá no endereço para todos os que quiserem conhecer nosso acervo).

Na série, falamos de artistas que aparecem constantemente na obra de RC (Eduardo, Paulo Sérgio, Carlos Colla, Mauro Motta, Sullivan & Massadas, Isolda...) até artistas que apareceram com uma ou duas músicas (Dolores Duran, Caetano Veloso, Wando...).

Abraços a todos do véio jornalista,
Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Pilatti disse...

Caro Vina,

Muito obrigado!

De fato, esse imbróglio do "ponto com" me impediu de poder encontrar... mas, graças à você, aí está.

Mais uma pequena homenagem a um grande nome da nossa arte.

E viva Paulo Sérgio Valle, Viva Eduardão das Lages, Viva Vinícius Faustini!

Abraços.

Anônimo disse...

Bem... sou suspeita... Sempre me lembro com carinho da 1ª vez em que ouvi a música "Ás Vezes Penso", eu tinha pouco menos de 14 anos. Lembro que chorei porque a letra falava "... e assim volto a viver novamente a paixão, dos que amam sem saber, sem prometer prometer se existe um amanhã, meu amor..." e eu, senti um enorme dó de quem tinha escrito aquela letra rsrsr. Como fiquei chorando e ouvindo a canção sem parar, minha mãe me colocou de castigo, porque a letra era "muito forte" para a minha idade rsrsrs. Até hoje, ela me acha romântica demais e culpa o Roberto Carlos e Maestro por isso rsrsr.
Gosto muito desta parceria (Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle) e acredito que para compor uma música, seja necessário mais do que técnica,penso que deve haver muita cumplicidade, um pouco de sonho, de olhos fechados pra vivenciar a paixão e, acima de tudo, ser leal com um sentimento tão falado, mas tão pouco vivido na sua plenitude: o AMOR!
Parabéns pela homenagem a seu parceiro musical, porque, na minha opnião, o sentimento mais nobre do homem é a GRATIDÃO.
Cássia Buscalin

Anônimo disse...

maestro do meu coração ..paulo sergio deve estar morando no pontal......ou coisa assim.....eles sempre gostaram de morar longe .........eu tambem agora estou morando longe da civilização........quase igual a eles}}}}}}}mas...meu maestro do meu coração....quantas musicas lindas voce compos com p.s.v.....voce e muito talentoso......acha ver o seu secesso reconhecido....que bom maestro\\\\\\]]]]]que sempre nossos deuses digam amem para seu talento111111111